Semana da Criança 2017

Na semana em homenagem ao dia das crianças o amor tomou forma nas diferentes expressões artísticas: dança, música, desenho, pintura, dramatização…, abraçando o convite: Espalhe amor, a gente precisa.

“POESIA: Voz do coração, expressão da alma”

Na noite do dia 21 de setembro, o Teatro da Cidade foi palco de um grande espetáculo! Os protagonistas foram nossos alunos do 7º ano, que recitaram poesias, cantaram e dramatizaram. Esse ano, os estudos do projeto “Poesia: Voz do coração, expressão da alma”, se concentraram nas poetisas Cora Coralina, Cecília Meireles e a maranhense Maria Firmina dos Reis.

O projeto foi pensado com o objetivo de contribuir para a formação de um ser essencialmente sensível, criativo e criador, capaz de responder e corresponder aos desafios do mundo sem perder a capacidade de apreciar o belo e acreditar no amor, sempre lembrado na linguagem dos poetas.

PROJETO: O ENCANTO DAS FLORES

                As flores têm uma importante presença no cotidiano das crianças (desenhos, estampas de roupas, acessórios…) e, além disso, produzem identificação de suas vivências pessoais e sociais pois estão presentes nas casas de muitos de nossos alunos e nos ambientes que frequentam. Dessa forma teve início o projeto O Encanto das Flores, objetivando despertar em nossas crianças a alegria e o prazer em estar em contato com a natureza, possibilitando assim, a consciência ambiental.

Projeto: O AUTOR E A OBRA

img_20161119_192246227 img_20161119_190046854

 

 

 

 

 

 

Sábado, 19 de novembro, a escola voltou a receber o autor maranhense Wilson Marques, como parte do encerramento do projeto “O Autor e a Obra”.

Ao longo do ano letivo, os alunos do 4º ano viajaram na leitura das obras do autor e refizeram, pelo centro histórico o mesmo percurso dos personagens Touchê e Rafa em “Uma Aventura pela Cidade dos Azulejos”. À medida que o projeto acontecia e as atividades propostas eram desenvolvidas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e, ao mesmo tempo, resgatar a riqueza e a pluralidade da cultura maranhense.

A leitura aprofundada da obra “A Menina Inhame”, despertou nos alunos a curiosidade pela literatura de cordel. Peça central das apresentações que abrilhantaram a noite de autógrafos.